Investimentos em novos equipamentos são sempre dispendiosos, necessitam projetos e um gerenciamento detalhado para garantir seu sucesso na execução, após análises de retorno e necessidade aprovados pela direção da empresa.
É muito comum em sessões de planejamento estratégico a análise de evolução dos volumes de vendas da empresa, onde surgem as necessidades de aquisição de novos equipamentos capazes de oferecer os volumes gerados nessas análises de futuro.
Para isso, é necessário ter a informação e as razões estratégicas dos volumes na visão das áreas comercial e marketing a respeito dos aumentos de volume por produto, geralmente em um horizonte de 5 anos (em raros casos, no mínimo para os próximos 3 anos), ou corremos o risco de não estarmos preparados a tempo para a reação e o investimento necessário.
A partir destes dados, devemos fazer simulações de capacidade da fábrica e em quais equipamentos/linhas atuais de produção teremos ou não condições de atender esse tipo de demanda. Nestes exercícios devem ser consideradas alternativas de projetos de melhoria, objetivos de aumento de produtividade, otimização de planos de produção e uma porção de outras análises para estamos seguros de que realmente não haverá capacidade disponível e o investimento em novos equipamentos é realmente necessário.
Sem estas simulações e desafios ao sistema atual, corremos o risco de decidirmos por investimentos desnecessários, ou pelo menos não necessários neste momento.
A partir deste momento é que construímos o plano de investimento da fábrica e os incluímos no plano diretor.
A base para esta análise, como descrito acima, é o processo de simulação da ocupação da fábrica.
Sistemas de simulação mais avançados nos permite, com facilidade, uma análise melhor do que simplesmente a análise atual versus futura e a inclusão de projetos de compra de máquinas. Esta análise consiste em enxergar como você está operando a planta e de forma virtual, mudar rotas onde possível, utilização e performance de equipamentos, e estudar todas as alternativas possíveis do ponto de vista de simulação com os equipamentos e infraestrutura existentes.
Obviamente algumas análises podem requerer ideias / pedidos de modificações gerais, adequações, chegando ao nível de pós-registro, mas os tempos envolvidos não serão maiores do que modificações de salas e compras de equipamentos e os custos podem ser bem menores.
Simulação da operação é sempre uma ferramenta riquíssima, não apenas para análise de Engenharia e produção, mas também para decisões estratégicas da alta direção da empresa.
Importante mencionar que já existe recurso técnico para simular qualquer fábrica de forma virtual, facilmente utilizáveis e com imediata visualização das diversas alternativas imaginadas. Na hora de dimensionar ou rever o dimensionamento de uma fábrica, pode-se simular entre outros parâmetros, a ocupação de cada sala ou equipamento, a análise de rotas e otimização das mesmas, tecnologia utilizada, velocidades e performances, necessidade de mão de obra, entre outros fatores, visualizando os impactos nos Custos Unitários dos produtos bem como as margens gerais de empresa para cada situação proposta.
Propomos essa abordagem para fazer também o dimensionamento de novas fábricas e para fazer o que chamamos de gestão de dimensionamento das plantas que sofrem modificações a todo momento.
Consulte o Simula Farma, nosso sistema de gestão de produtividade, simulação de mudanças e impactos nos resultados, entre outras coisas este sistema pode ajudar muito no entendimento e identificação das oportunidades que sua fábrica tem e que você pode não estar explorando adequadamente, deixando passar melhoria de performance ou redução de custos possíveis de serem atingidos por falta da ferramenta adequada.
A PGI Farma possui ferramentas e know-how de implementação de projetos de melhoria de produtividade e redução de custos unitários em diversas empresas grandes e oferece serviços de implementação às empresas que desejam melhorar sua performance e otimizar suas etapas do processo produtivo, bem como implementar projetos estratégicos com melhor resultados.
Entre em contato conosco para uma conversa técnica e avaliação se podemos ajudar em suas necessidades e oportunidades.
Por Izidoro Vignola e Roberto Darienzo