Excelência Industrial

Excelência Industrial

Só a simulação pode lhe dar esta visão de médio prazo

A excelência operacional e como um norte para onde sua empresa pode direcionar seus esforços, buscando um nível de eficiência (custo produto) cada vez mais aprimorado.

  • Como você faz os estudos para otimização de mão de obra?
  • Como faz avaliação financeira (ROI) das melhorias de performance – O.E.E. antes de executá-las?
  • Você tem a visão de quando irá precisar comprar máquinas para atender a demanda?
  • Utilização de tecnologia: tem certeza que o produto está na máquina correta?
  • Como analisa se os tamanhos de lote estão de acordo com o plano de vendas?
  • Sobre sinergias, como realiza os estudos de concentração de operações buscando um melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados?
  • Como analisa o tempo de retorno do investimento no caso de trocas de máquinas?
  • Como realiza os estudos de otimização de rotas?
  • Você concorda que o custo unitário de transformação por SKU é o melhor indicador de produtividade?
  • Você consegue analisar o custo unitário por etapa da cadeia de valor ou por sala de produção (por kg granulado, por litro, por kg de comprimidos, etc)?
  • Consegue enxergar análise de capacidade/ocupação da fábrica por sala ou linha de produção?

Excelência Industrial

Utilização de tecnologia (fábrica escondida)

Normalmente enxergamos a performance dos produtos por máquina de produção, o chamado O.E.E. (Overall Equipment Effectiveness).
No processo de validação de um equipamento está previsto 3 etapas, iniciando pela qualificação da instalação, passando por uma qualificação operacional onde se define a capacidade nominal do equipamento e por fim a qualificação de processo onde define a capacidade real do equipamento em função do know how que a empresa conseguiu desenvolver para aquele produto na máquina específica.
A funcionalidade “UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA” Calcula para cada produto e para cada máquina o quanto um produto utiliza da tecnologia disponível levando em consideração capacidade nominal, capacidade real em função do know how e performance que conseguimos obter nesse processo.
Nossa experiência mostra que sua fábrica tem capacidade de produzir o dobro do que produz hoje se considerarmos a exploração conforme abordagem acima, isso chamamos de fábrica escondida ou oculta.

Utilização de tecnologia
analise-de-ocupacao

Análise de ocupação

Para cada plano de produção proposto o Simula Farma calcula necessidade de horas de cada equipamento ou em outras palavras a ocupação.

O detalhamento chega à ocupação em horas que cada produto irá absorver daquela máquina num determinado mês.

Isso permite uma série de possibilidades de estudos para uma melhor exploração do ativo fixo da empresa

Otimização de mão de obra direta

O Simula a Farma calcula necessidade de mão de obra por máquina, por produto a cada mês

Essa informação nesse nível de detalhe permite identificar uma série de oportunidades para trabalhar otimização de mão de obra

Calcula também a ociosidade ou falta de mão de obra de uma determinada área de produção, para facilitar a gestão da utilização desse recurso. Essa gestão tem se mostrado como principal pilar nos projetos de otimização.

otimizacao-mao-de-obra
dimensionamento

Dimensionamento e gargalos

O Simula Farma tem funcionalidade específica para dimensionamento de fábrica e identificação de gargalos.

É possível através de simulações com o nosso sistema chegar a calcular custo unitário de conversão de produtos com a fábrica ainda sendo projetada, obviamente a necessidade de se fazer um exercício do plano de despesas da mesma tudo dentro do nosso sistema.

Podemos fazer modificações na fábrica a ser construída e ir analisando o impacto no custo dos produtos.

Estudos de tamanhos de lote e gestão do dimensionamento da fábrica

Quantas vezes não escutamos que os produtos que precisamos não estão no armazém, mas que por outro lado há muitos produtos sem previsão de vendas imediata que estão caducando nos nossos estoques. Este tema está intimamente ligado aos tamanhos de lote de produção em relação aos volumes de vendas da apresentação em questão. Lote grande em relação ao volume mensal previsto por vendas resultará em produto no estoque de forma indesejada, aumento do capital de giro e risco de incineração por prazo de validade vencido. Lote pequeno em relação ao volume mensal previsto por vendas, significará produzir vários lotes em um único mês, sendo que a cada lote produzido haverão impactos de movimentação, liberação de materiais, processo de liberação do produto acabado, tudo isso impactando fortemente no custo de conversão da apresentação referida. O Simula Farma da total visibilidade desse problema para que possamos trabalhar a nível de processo o que chamamos de gestão do dimensionamento da fábrica.
Estudos de tamanhos de lote
ambiente-de-custos

Custo unitário na cadeia de valor

Desenvolvemos no Simula Farma o cálculo do custo unitário de transformação de cada apresentação a nível de sala de produção, isto é, quanto custa o quilo do granulado, o quilo de comprimido, o quilo de comprimido revestido, o litro da solução no reator, o quilo do creme na manipulação, o valor de cada frasco envasado ou da unidade na linha de embalagem. Isto significa calcular o custo unitário de conversão na cadeia de valor ou em cada etapa do processo. Essa informação trará inúmeras oportunidades de se avaliar onde tentar reduzir custos no processo ou em que etapa do processo. Para os grupos de trabalho em excelência industrial essa informação será uma verdadeira revolução.

Planejamento estratégico

Os responsáveis pelo planejamento estratégico de uma empresa têm como matéria-prima principal as informações de longo prazo da companhia.

Do ponto de vista industrial fazer simulações das operações se torna uma atividade mandatória.

O simula Farma está preparado para simular a operação industrial conforme a previsão de negócios proposta

Planejamento
utilizacao-de-recursos

Utilização de recursos

Indicador que tem como base a absorção de recursos disponibilizados pela empresa para operação industrial. Por exemplo, se um determinado plano de produção absorver 70% dos recursos, os custos reais dos produtos produzidos nesse período estarão em média 30% acima do custo standard. Sendo assim, passa a ser um indicador mandatório para que não se tenha surpresas nas reuniões de resultados, já que calculamos a absorção prevista mensalmente pelo mesmo período que calculamos o plano mestre de produção. Esse indicador passa a ser o principal pilar para a gestão da produtividade.

Ambientes de simulação

A principal ideia na construção do Simula Farma foi dotar as indústrias de uma ferramenta que nos dê previsibilidade de toda operação industrial, já que esta informação nos ajuda na tomada de decisões em relação a como iremos operar a fábrica nos meses vindouros.
Construir cenários seja de ocupação de fábrica, utilização de mão de obra e dos recursos de infraestrutura é resultado do simulador.
Mas vai muito além disso, já que no processo de simulação conseguimos enxergar a fábrica com uma visão sistêmica, e a partir do momento que entendemos as conexões, conseguimos ser mais assertivos tanto em relação à gestão quanto em relação às melhorias que podemos fazer na operação.
Com esta visão criamos um segundo ambiente de simulação onde você pode fazer modificações na fábrica e comparar os resultados com os da fábrica atual. Um exercício fantástico para quem quer mergulhar no universo de mudanças possíveis, um verdadeiro jogo de uma operação industrial.

ambientes-de-simulacao
impacto-novos-produtos

Impacto novos produtos

A introdução de novos produtos ou retirada de velhos no portfólio da fábrica, podem ser simulados e ter seus impactos avaliados por simulação antes mesmo de serem lançados na produção. Isso faz com que a simulação dê suporte às decisões de onde produzir e como, antes mesmo de iniciar os processos de transferências.

Análise rotas

O Simula Farma® tem recurso para exibir o mapeamento das rotas de produção de todos os produtos cadastrados. Isso nos dá a ideia de entender a complexidade da fábrica em relação às rotas de produção e poder estudar eventuais mudanças buscando otimizações.
Análise de Rotas
performance-oee-industria

Performance – O.E.E.

Como o OEE é medido por produto, devemos esperar que o mesmo varie em função do mix de produção previsto na máquina naquele mês. No Simula Farma calculamos o OEE esperado na máquina em função do mix de produção previsto.