Excelência Industrial
Só a simulação pode lhe dar esta visão de médio prazo
- Como você faz os estudos para otimização de mão de obra?
- Como faz avaliação financeira (ROI) das melhorias de performance – O.E.E. antes de executá-las?
- Você tem a visão de quando irá precisar comprar máquinas para atender a demanda?
- Utilização de tecnologia: tem certeza que o produto está na máquina correta?
- Como analisa se os tamanhos de lote estão de acordo com o plano de vendas?
- Sobre sinergias, como realiza os estudos de concentração de operações buscando um melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados?
- Como analisa o tempo de retorno do investimento no caso de trocas de máquinas?
- Como realiza os estudos de otimização de rotas?
- Você concorda que o custo unitário de transformação por SKU é o melhor indicador de produtividade?
- Você consegue analisar o custo unitário por etapa da cadeia de valor ou por sala de produção (por kg granulado, por litro, por kg de comprimidos, etc)?
- Consegue enxergar análise de capacidade/ocupação da fábrica por sala ou linha de produção?
Excelência Industrial
Utilização de tecnologia (fábrica escondida)
Normalmente enxergamos a performance dos produtos por máquina de produção, o chamado O.E.E. (Overall Equipment Effectiveness).
No processo de validação de um equipamento está previsto 3 etapas, iniciando pela qualificação da instalação, passando por uma qualificação operacional onde se define a capacidade nominal do equipamento e por fim a qualificação de processo onde define a capacidade real do equipamento em função do know how que a empresa conseguiu desenvolver para aquele produto na máquina específica.
A funcionalidade “UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA” Calcula para cada produto e para cada máquina o quanto um produto utiliza da tecnologia disponível levando em consideração capacidade nominal, capacidade real em função do know how e performance que conseguimos obter nesse processo.
Nossa experiência mostra que sua fábrica tem capacidade de produzir o dobro do que produz hoje se considerarmos a exploração conforme abordagem acima, isso chamamos de fábrica escondida ou oculta.
Análise de ocupação
Para cada plano de produção proposto o Simula Farma calcula necessidade de horas de cada equipamento ou em outras palavras a ocupação.
O detalhamento chega à ocupação em horas que cada produto irá absorver daquela máquina num determinado mês.
Isso permite uma série de possibilidades de estudos para uma melhor exploração do ativo fixo da empresa
Otimização de mão de obra direta
O Simula a Farma calcula necessidade de mão de obra por máquina, por produto a cada mês
Essa informação nesse nível de detalhe permite identificar uma série de oportunidades para trabalhar otimização de mão de obra
Calcula também a ociosidade ou falta de mão de obra de uma determinada área de produção, para facilitar a gestão da utilização desse recurso. Essa gestão tem se mostrado como principal pilar nos projetos de otimização.
Dimensionamento e gargalos
O Simula Farma tem funcionalidade específica para dimensionamento de fábrica e identificação de gargalos.
É possível através de simulações com o nosso sistema chegar a calcular custo unitário de conversão de produtos com a fábrica ainda sendo projetada, obviamente a necessidade de se fazer um exercício do plano de despesas da mesma tudo dentro do nosso sistema.
Podemos fazer modificações na fábrica a ser construída e ir analisando o impacto no custo dos produtos.
Estudos de tamanhos de lote e gestão do dimensionamento da fábrica
Custo unitário na cadeia de valor
Planejamento estratégico
Os responsáveis pelo planejamento estratégico de uma empresa têm como matéria-prima principal as informações de longo prazo da companhia.
Do ponto de vista industrial fazer simulações das operações se torna uma atividade mandatória.
O simula Farma está preparado para simular a operação industrial conforme a previsão de negócios proposta
Utilização de recursos
Ambientes de simulação
A principal ideia na construção do Simula Farma foi dotar as indústrias de uma ferramenta que nos dê previsibilidade de toda operação industrial, já que esta informação nos ajuda na tomada de decisões em relação a como iremos operar a fábrica nos meses vindouros.
Construir cenários seja de ocupação de fábrica, utilização de mão de obra e dos recursos de infraestrutura é resultado do simulador.
Mas vai muito além disso, já que no processo de simulação conseguimos enxergar a fábrica com uma visão sistêmica, e a partir do momento que entendemos as conexões, conseguimos ser mais assertivos tanto em relação à gestão quanto em relação às melhorias que podemos fazer na operação.
Com esta visão criamos um segundo ambiente de simulação onde você pode fazer modificações na fábrica e comparar os resultados com os da fábrica atual. Um exercício fantástico para quem quer mergulhar no universo de mudanças possíveis, um verdadeiro jogo de uma operação industrial.